Predicativos do sujeito - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Predicativos do sujeito

Meu filho fez uma prova de Língua Portuguesa com a seguinte questão: «Sabemos que predicativo do sujeito são características presentes nas frases que podem se referir ao sujeito ou ao objeto. De acordo com a afirmação "os gases provenientes da queima do combustível devem ser filtrados, evitando a poluição da atmosfera local; a água aquecida precisa ser resfriada ao ser devolvida para os rios, porque várias espécies aquáticas não resistem a altas temperaturas", marque a opção cujas palavras caracterizam sujeitos ou objetos:

a) provenientes e devolvida

b) filtrados e resfriada

c) altas e queima

d) poluição e espécie

e) gases e temperaturas»

Além de mal formulada, achei meio vaga a questão. A resposta correta é a b), mas minha filha ficou em dúvida, pois acredita que a d) também estaria correta. Poderiam me ajudar nessa dúvida?

Desde já agradeço.

Cláudia Freire Professora Vitória, Brasil 4K

De facto, a questão não está clara. A resposta que mais se aproxima do que parece ser o pretendido (identificar o predicativo do sujeito) é b), visto tratar-se de palavras seleccionadas pelo verbo ser («devem ser filtrados» e «precisa ser resfriada»). No entanto, quer «filtrados» quer «resfriada» são particípios passados que associados ao verbo ser formam a voz passiva dos verbos filtrar e resfriar. Deste modo, os contextos de ocorrência de «filtrados» e «resfriada» seriam equivalentes às seguintes sequências na voz activa: «alguém deve filtrar os gases...» e «alguém precisa resfriar a água». Por outras palavras, «filtrados» e «resfriada» podem ser interpretados não como predicativos do sujeito mas como parte de uma outra construção, a voz passiva.

Quanto à sugestão da sua filha, lamento, mas está errada, porque nem «poluição» nem «espécie» se seguem ao verbo ser ou seu equivalente nos exemplos em análise. Repare nos contextos das palavras da opção d): «evitando a poluição da atmosfera local» e «várias espécies aquáticas...». A pergunta reporta-se a palavras que caracterizem sujeitos e objectos, mas não se refere aos próprios sujeitos e objectos; ora acontece que «poluição» é objecto de «evitando», e «espécies» é sujeito de «não resistem».

Carlos Rocha