As expressões – quando referidas aos lugares que coincidem com as «extremidades do eixo imaginário em torno do qual a Terra executa o seu movimento de rotação» (Dicionário Houaiss) – escrevem-se com maiúscula inicial, pelo menos, em Portugal: Polo Norte, Polo Sul, sem acento na palavra polo, conforme o Acordo Ortográfico (AO)1 . No Brasil, preferem-se as minúsculas iniciais: «polo norte/sul».
Não é fácil enquadrar estes dois casos numa regra. O AO ou os vocabulários ortográficos mais atualizados não fixam as referidas formas, visto que, sobre o assunto, todos eles são omissos ou pouco claros. Na verdade, o uso de maiúsculas iniciais está atestado no Vocabulário da Língua Portuguesa (1966), de Rebelo Gonçalves. Não obstante, no âmbito brasileiro, a 1.ª edição do Dicionário Houaiss – anterior à adoção do AO – grafa «polo Norte» e «polo Sul» sem maiúscula inicial, no verbete correspondente a polo, provavelmente considerando que este vocábulo deve comportar-se como nome geográfico à semelhança de rio ou serra («rio Mondego», «serra de Sintra»); na sequência da aplicação do AO no Brasil, as expressões nominais em causa passaram a «polo norte/sul»2. Observe-se, contudo, que as denominações em apreço podem ser também perspetivadas globalmente como nomes de lugar; sendo assim, assumem as iniciais maiúsculas em ambos os elementos, conforme Rebelo Gonçalves fixou. É também com maiúsculas iniciais – Polo Norte, Polo Sul – que ocorrem quando figuram numa das definições que o Dicionário da Língua Portuguesa da Porto Editora, já atualizado ao abrigo do AO, dá de polo.
1 O que não obsta a que o «polo norte» ou o «polo sul» de qualquer planeta dispensem as maiúsculas iniciais.
2 A edição do Dicionário Houaiss de 2009, atualizado conforme o AO, apresenta «polo norte» e «polo sul». Na linha do que já foi dito, estas formas são igualmente discutíveis se se fala dos nomes das regiões polares ou dos lugares onde se encontram os polos norte e sul do planeta Terra. No entanto, entendem-se à luz do que o AO prevê, ao estipular que norte e sul devem ocorrer sempre com minúscula inicial quando não usados absolutamente (Base XIX, 2.º g). Ora, se na 1.ª edição se escrevia «polo Norte/Sul», com polo com inicial minúscula, porque considerado termo da nomenclatura geográfica, a aplicação da nova ortografia levará a escrever «polo norte/sul», ou seja, com minúsculas iniciais em ambos os termos, como efetivamente faz a edição de 2009.