Pessoalista e pessoalismo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Pessoalista e pessoalismo

Gostaria de saber se se poderá usar o termo "pessoalista"? Tendo procurado em dois ou três dicionários, só encontrei a palavra pessoalismo, mas encontrei em sites e dicionários brasileiros o primeiro termo. Será a palavra só usada/aceite no Brasil?

Lara Ferreira recepcionista Póvoa de Varzim, Portugal 112

O dicionário Priberam regista o termo pessoalismo como sinónimo de personalismo e com o significado de “ação de atribuir tudo a si; vício do que atribui tudo a si; individualismo”.

O termo pessoalista não tem entrada nos dicionários da variante europeia do português, mas é possível assinalar a sua presença no Portal da Língua Portuguesa e no Vocabulário Ortográfico Comum. Relativamente ao Brasil, encontramos o seu registo no Dicionário Online do Português  com o sentido de “concernente a pessoa; pessoal”. Também o Vocabulário Ortográfico da Academia Brasileira regista este termo.

Em resposta à questão colocada, o lexema pessoalista surge averbado em bases lexicográficas tanto portuguesas como brasileiras, pelo que o seu uso pode ser considerado correto. Acresce ainda que, que acordo com o Dicionário Houaisssão geralmente legítimos os substantivos/adjetivos com -ista, mesmo que os dicionário não os atestem, pelo que o seu uso parece aceitável. 

Carla Marques
Tema: Comparação de línguas Classe de Palavras: adjectivo