DÚVIDAS

Particípio passado de descobrir com auxiliar

A dúvida que coloco é como se conjuga o verbo ter com o verbo descobrir. Nunca me passou pela cabeça esta dúvida, pois sempre apliquei o segundo caso. No entanto, tenho vindo a "descobrir" que até posso estar enganada, pois cada vez mais ouço dizerem «tenho descobrido» e penso que está errado, mas não quero tirar conclusões precipitadas.

Por favor, esclareçam-me esta dúvida.

Obrigada.

Resposta

O verbo cobrir e seus derivados têm particípio passado irregular. Por conseguinte, se cobrir tem o particípio passado coberto, descobrir tem descoberto.

Normalmente os derivados seguem a regra dos verbos de origem, mas, como em todas as regras há excepções, atenção a: 

vervisto, mas proverprovido;
quererquerido, mas,  benquerer (ou bem-querer) e malquererbenquisto e malquisto.

Há verbos que têm uma forma regular e outra irregular para o particípio passado, sendo que a forma regular se usa com o verbo ter, e a irregular, com ser. Contudo, nos verbos ganhar, gastar e pagar as formas regulares caíram em desuso.

Também se ouve frequentemente na comunicação social «muito obrigada por ter aceite o convite...», quando, em rigor, deveria ser «ter aceitado».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa