Outros em «outros novos» = pronome indefinido - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Outros em «outros novos» = pronome indefinido

Na frase «Eles tinham-lhe caído e tinha outros novos», a palavra outros é um pronome demonstrativo?

Maria de Fátima da Costa PInho Carmo Professora Arouca, Portugal 2K

Não, não se trata de um pronome demonstrativo, mas indefinido. O pronome (ou determinante) demonstrativo distingue-se pelo seu «valor deítico ou anafórico, estabelecendo a sua referência tendo em conta a sua relação de proximidade ou distância como, por exemplo, um participante do discurso ou um antecedente textual» (Dicionário Terminológico). São demonstrativos os seguintes determinantes e pronomes: este(s), esta(s), esse(s), essa(s), aquele(s), aquela(s), o (= aquele), a (= aquela).

Se a frase fosse «Ele tinha outros óculos novos», outros seria um determinante indefinido. Determinante, porque precede o nome a que se refere, e indefinido, pois trata-se de um «determinante variável em género e número tipicamente utilizado em contextos em que se assume que o referente do nome que precede não corresponde a informação específica ou identificada» (idem).

Uma vez que, na frase que a consulente nos apresenta, o termo outros substitui o nome, é classificado como pronome indefinido [«pronome que admite variação em género e número, correspondente ao uso pronominal de um quantificador ou de um determinante indefinido» (idem)].

Eunice Marta
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: pronome