DÚVIDAS

Os eufemismos e as expressões eufemísticas

Gostaria de saber que nome se dá a palavras que fazem mais do que simplesmente suavizar a expressão de uma ideia, mas que podem dar-lhe outro sentido. Na Guerra do Iraque, por exemplo, a imprensa pôde escolher entre “Forças Invasoras” e “Forças de Ocupação”. Da mesma forma, indústrias químicas falam em “Defensivos Agrícolas”, enquanto os que os combatem preferem o termo “Agrotóxicos”.
Da mesma forma, gostaria de saber que nome se dá quando uma palavra ou expressão tem a finalidade de sofisticar outra, ao substituí-la. Exemplos: em vez de açougue, “boutique da carne”; em vez de padaria, “casa de pães”, etc.

Resposta

Dá-se o nome de eufemismos e, no segundo caso, também se pode dizer que se trata de expressões eufemísticas. O termo eufemismo já existia em grego com o mesmo sentido, e recebemo-lo do francês euphémisme, que o foi buscar ao latim tardio euphemismu-, tirado da palavra grega euphemismós.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa