Os conceitos de siglonimização e “mot-valise” - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Os conceitos de siglonimização e “mot-valise”

Gostaria de saber o é siglonimização e “mot-valise”.

Evelyn Pereira Tavares Brasil 6K

Siglonimização é, segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, «ato ou efeito de siglonimizar», isto é, «ato de criar siglônimos». Um siglónimo é «nome (em geral intitulativo de instituições, empresas, casas comerciais, indústrias, marcas de fábrica, de propaganda e afins, em seguimento das abreviações biblionímicas em grandes obras de referência) braquigráfico ou braquilógico [i. e. obtido por abreviação] obtido já por iniciais, já por sílabas iniciais, já por condensações arbitrárias de componentes dos nomes extensivos de origem – UNESCO, O. E. A., J. O., PC etc. –, tanto os estabilizados como tais, quanto os usados ad hoc, numa obra, num escrito, numa circunstância» (idem).

"Mot-valise" (galicismo) é o mesmo que amálgama, ou seja, o resultado da redução de uma sequência de palavras a uma única palavra que só conserva a parte inicial da primeira palavra e a terminação da última palavra; p. ex.: telemóvel < "telefone" + "móvel" (ver Margarita Correia e Lúcia San Payo de Lemos, Inovação Lexical em Português, Lisboa, Edições Colibri, pág. 44).

Carlos Rocha