DÚVIDAS

Os adeptos do Farense e do Louletano (futebol)

Como deverão ser designados os adeptos dos clubes de futebol cuja denominação já contempla o nome dado aos naturais da localidade?

Por exemplo, os nomes dos clubes Farense, Louletano, etc., são já os nomes atribuídos aos naturais dessas localidades.

Se quisermos especificar um adepto do Farense de forma a não o confundir com um habitante de Faro, como o deveremos designar?

Obrigado.

Resposta

1. No Portal da Língua Portuguesa, Dicionário de Gentílicos e Topónimos, a definição para um habitante de Faro é farense. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa regista a seguinte informação: «relativo a Faro ALG ou ao que é seu natural ou habitante (Faro + ense)».

Relativamente ao nome específico dos adeptos do clube desta região, não existe. Assim, dever dizer-se adepto do Farense.

Efetivamente, o maior clube desportivo da cidade é o Sporting Clube Farense, que é ainda a instituição desportiva com mais história do Algarve. Embora um habitante de Faro não seja obrigatoriamente um adepto do Farense, a designação é a mesma, como se pode constatar em frases que aparecem na comunicação social:

«"É doloroso” para jogadores e adeptos do Farense ver o Estádio de São Luís vazio.» (in Record, 7 março, 2021)

2. Quanto aos habitantes de Loulé, são designados por louletanos. O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa regista esta definição da seguinte forma: 

«louletano – adj s.m. relativo à cidade de Loulé ALG ou ao que é seu natural ou habitante (Loulé + i + -ano).»

Quanto aos adeptos do Louletano, não existe um nome específico.  

O principal clube de futebol da cidade de Loulé é o Louletano Desportos Clube, que joga atualmente no Campeonato Nacional de Seniores e que tem no futebol de formação uma imagem de excelência e uma referência a nível nacional nesta área. Assim, o «adepto do Louletano» deve ser assim designado.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa