DÚVIDAS

Órgão e orgânico

Embora hoje em dia já não se acentuem as palavras do mesmo modo, tenho uma dúvida quanto à correcta forma de escrever orgânico.

Se órgão de organismo se diferencia de "orgão" de igreja, tal como a «"côr" verde» se distingue de «saber de cor», resta-me então saber se deve-se, ou não, escrever "órgânico", com acento na primeira vogal?

Resposta

Não, porque os acentos gráficos agudo (´) e circunflexo (^) marcam o acento principal, e, em português, não há palavras com dois acentos principais. A forma *"órgânico" é, pois, incorrecta, e é orgânico a grafia certa. Porquê?

Órgão tem acento agudo, e tanto faz que seja de «organismo» ou de «igreja» — escreve-se da mesma maneira. Órgão é a base de derivação de orgânico, e, nesse processo de derivação, o acento gráfico (e fónico) desloca-se  para a sílaba --, que tem um a (tradicionalmente chamado) fechado em sílaba tónica.

Se o consulente se está referir ao novo Acordo Ortográfico, saiba que são poucos os casos em que há mudanças na colocação de acento gráfico. Note-se, por isso, que cor não tem acento gráfico, nem sequer no novo acordo — e não importa que seja verde ou uma maneira de saber.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa