O substantivo determinante - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O substantivo determinante

Gostaria de saber se a palavra determinante, enquanto substantivo, é masculina ou feminina. Ou seja, está correto dizer «as determinantes da transparência municipal são...»?

Marta Guedelha Bancária Lisboa, Portugal 259

O substantivo determinante tem os dois géneros, masculino e feminino. Se o substantivo tiver a aceção de «aquilo que provoca ou determina algo, causa, motivo» (Dicionário da Porto Editora), como no exemplo apresentado, é, efetivamente, feminino. Por outro lado, se nos estivermos a referir à «palavra que precede e modifica um nome, delimitando a sua referência e indicando o seu género e número» (idem) (o/os, a/as, um/uns, uma/umas) estamos perante o substantivo de género masculino. 

Note-se que determinante pode ainda ser um adjetivo de dois géneros: «que determina, determinador; que decide, decisivo» (idem)

Sara Mourato
Tema: Classes de palavras Classe de Palavras: substantivo
Campos Linguísticos: Contrastes de género