O significado de «Em caso algum haverá pena de morte» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O significado de «Em caso algum haverá pena de morte»

Será que podem explicar o significado da frase: «Em caso algum haverá pena de morte»?

Obrigado.

Pedro Andrade Desempregado Braga, Portugal 4K

«Em caso algum» significa «de maneira nenhuma» [Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes de Emanuel de Moura Correia e Persília de Melim Teixeira (Papiro Editora)]. Celso Cunha e Lindley Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, pág. 359) referem o valor positivo do determinante algum se anteposto a um substantivo; no entanto, «[...] posposto a um substantivo, algum assumiu, na língua moderna, significação negativa, mais forte do que a expressa por nenhum» (idem).

Assim, «em caso algum haverá pena de morte» quer dizer que, aconteça o que acontecer, mesmo que sejam, por exemplo, os crimes mais chocantes para a sociedade, a pena de morte nunca será aprovada. Isto pode ser uma afirmação de qualquer político em plena campanha eleitoral ou, também, quando já se encontra no poder.

Carlos Marinheiro/Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: determinante
Áreas Linguísticas: Morfologia; Semântica