O onomástico Trás-os-Montes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O onomástico Trás-os-Montes

Porque se diz Trás-os-Montes em vez do lógico que seria Atrás dos Montes? Sabe-se a partir de que altura na História se começou a chamar assim?

Henrique Crespo Bancário Hamburg, Deutschland 1K

Encontramos a explicação no Dicionário Onomástico Etimológico da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado, que, na entrada Trás-os-Montes, cita Leite de Vasconcelos:

«Como eu já disse na Revista Lusitana, II, 100, foram decerto os povos do Minho que deram o nome a Trás-os-Montes, pois esta província lhes fica para lá dos montes do Gerês, Cabreira, etc. Os Trasmontanos deviam naturalmente chamar à sua terra Aquém dos Montes; e em verdade, num documento de Bragança, do séc. XIV, lê-se: 'd'aquém dos montes'. Como mais usado, foi, porém, o outro que prevaleceu.

O nome de Trás-os-Montes tem variado na pronúncia. Em vez da moderna forma literária, lê-se nos livros antigos Tras-los-Montes ou Trallosmontes, como ainda o povo lá diz... (Estudos de Filologia Portuguesa, p.14). Esta última forma no séc. XV: '... da Beira e de Trallosmontes...' Guiné, Azurara, cap. V; em 1434: '... dinheiros que se tiram da comarca de tra llos montes', Descobrimentos portugueses, I, p. 286.

Na Galiza há Trasmontes (Lugo) e Trasmonte (Lugo e Corunha).»

Maria Eugénia Alves
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Semântica