A palavra macmaníaco surge como uma tradução directa do termo inglês macmaniac, que, apesar de não constar de nenhum dicionário, tem vindo a ser utilizada de forma contagiante pelos cibernautas, sobretudo em blogues e fóruns especializados em informática, e que pretende significar, como facilmente se pode constatar, «aquele que tem interesse apaixonado e exclusivo pelos computadores e respectivos produtos associados à marca Mac». De facto, e como é evidente, esta palavra está intimamente relacionada com a famosa linha de computadores pessoais, desenhada, desenvolvida e vendida pela multinacional Apple Inc., a que se chamou Macintosh ou Mac. Diga-se aliás que o termo em análise surge no próprio fórum de debate criado pela Apple, no respectivo sítio.
Posto isto, podemos concluir que macmaníaco é uma palavra criada a partir do elemento de composição pospositivo, formador de adjectivos e agentes de -mania (loucura, demência), -maníaco (cf. Dicionário eletrônico Houaiss de língua portuguesa), ao qual se associa o nome Mac. São aliás bastante comuns as palavras registadas formadas a partir do referido elemento de composição: ex.: megalomaníaco, bibliomaníaco, cleptomaníaco, hidromaníaco. Assim, tal como, por exemplo, megalomaníaco significa aquele «que aprecia só coisas de grande porte» (Infopédia, Porto Editora), um macmaníaco significará aquele «que aprecia só computadores e/ou produtos associados à marca Mac».
Valerá ainda a pena dizer que Mac parece ter passado de mero diminutivo (como o consulente salienta na questão que nos apresenta) a designação preferencial dos referidos computadores pessoais, pois, ao acedermos ao sítio da Apple Inc., verificamos que Macintosh desapareceu por completo da página electrónica da marca norte-americana, tendo sido definitivamente substituído pelo nome Mac.