O adjectivo refirmante - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
O adjectivo refirmante

Gostaria de saber qual das palavras é mais apropriada empregar quando estamos a falar sobre firmeza da pele: "reafirmante" ou "refirmante". Procurei no meu humilde dicionário da Porto Editora, e existem apenas as entradas: reafirmação seguida de reafirmar; no entanto, quando procurei por "refirmante", na sua explicação surge a palavra "reafirmante"! O que é surpreendente, uma vez que não se regista nenhuma entrada da palavra "reafirmante", mas a mesma aparece como explicação da outra!

Grata pela atenção.

Ângela Rodrigues Terapeuta/massagista Braga, Portugal 7K

Não existe no dicionário nenhuma entrada nem para "reafirmante" nem para "refirmante". Apenas os verbos reafirmar e refirmar — que encontrei apenas num dicionário (Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora). Assim sendo, a palavra mais apropriada será refirmante, como adjectivo correspondente a refirmar, que significa, além de «afirmar de novo», «tornar mais firme», já que reafirmar se limita a «afirmar de novo». No entanto, ressalvo que não encontro refirmante dicionarizado.

Sempre ao seu dispor,

Ana Rita B. Guilherme
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: adjectivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Morfologia