Acreditar é, na frase em apreço, um substantivo que integra um grupo ou sintagma preposicional: «com esse obstinado acreditar». A este sintagma segue-se outro determinado lexicalmente por acreditar: «em si mesmo».
O primeiro destes dois sintagmas é, ou pode ser interpretado como sendo, um complemento adjunto com valor restritivo do nome arte. Se os elementos da frase estivessem na ordem canónica teríamos:
A arte, com esse obstinado acreditar em si mesma, que é o estigma de seu orgulho e de sua força, abstrai da morte, desconhece-a.
Com a frase nesta ordem fica claro que o vocábulo mesmo se relaciona com arte, pelo que deverá estar no feminino. Compreende-se o masculino, por um lado, pela distância entre as palavras arte e mesmo, por outro lado, pela existência entre elas de um substantivo masculino, acreditar, que aqui surge não como verbo, mas como substantivo. No entanto, apesar de acreditar estar utilizado como substantivo, mantém a sua estrutura lexical, pedindo, como já vimos um complemento.