Numerais cardinais, carateres e abreviaturas em Calibri - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Numerais cardinais, carateres e abreviaturas em Calibri

Quando se escrevem numerais ordinais ou abreviaturas, a forma correta obriga à introdução de dois carateres: o ponto (.) e um dos símbolos º ou ª (por exemplo, «art.º 1.º» ou «ref.ª»).

 

No entanto, a fonte Calibri (disponível em ferramentas Microsoft Office) disponibiliza um caráter que apresenta ambos os símbolos em simultâneo. É correta a "duplicação" que ocorre quando se introduz o ponto e o tal "caráter combinado"?

A presente caixa de texto não me permite ilustrar esta situação (está formatada como texto simples), mas chamo a atenção para a vossa pergunta número 16 331, em que tal situação é evidente.

Ana Moitinho Matemática Lisboa, Portugal 4K

Se houver duplicação — p. ex., 1..º — é claro que a forma não está correta, porque o que se espera é 1.º, com apenas um ponto de abreviatura e vogal em expoente. Mas parece-me que a consulente quer antes referir-se ao traço por baixo do º sobrescrito. Se assim for, note que este uso é tradicional em português e está correto, mas, pelo facto de certas fontes informáticas não o assinalarem, tem caído em desuso.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: quantificador