DÚVIDAS

Novo Acordo: ditongos éi, ói

A recente discussão a respeito do acordo ortográfico fez-me crer que em Portugal não se usava o acento nos ditongos abertos éi e ói das paroxítonas. Pois qual não foi minha surpresa ao descobrir a grande quantidade de portugueses que acentuam as palavras paranóia e nóia, inclusive em respostas dadas aqui neste sítio! Ao menos em Portugal, estes acentos já não deveriam ter caído há muito tempo? E como ficam agora com o novo acordo, principalmente em relação às localidades denominadas Panóias?

Aproveito para agradecer pela resposta à minha pergunta anterior (apreender vs. prender). 

Resposta

Em Portugal, o ditongo éi, aberto, só nas oxítonas tem sido acentuado (ex.: papéis; mas ideia). Assim continuará a ser no novo Acordo Ortográfico (AO), agora também para o Brasil.

Quanto ao ditongo oi, aberto, tem sido acentuado nas oxítonas; mas não tem em Portugal havido uniformidade nas paroxítonas (ex.: remói; mas comboio, heróico). No novo AO, continuará da mesma maneira nas oxítonas, mas passa a nunca ter acento nas paroxítonas (ex.: heroico, joia, etc.), quer para Portugal quer para o Brasil.

Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa