DÚVIDAS

Marético II

A propósito do adjectivo inglês "tidal" (do inglês "tide" - maré) e da sua possível tradução para português, aprofundando um pouco a investigação dos sufixos que indicam "relação" usados na formação de adjectivos a partir de substantivos, dei-me conta de que "mareal" poderia ter a desvantagem de ser reconhecido como referindo-se a "mar" e não a "maré" (o que só o contexto "desambiguisaria") e de que me escapara o sufixo "tico": assim, "marético" poderia também adjectivar maré com a vantagem, inclusive, de ser mais transparente do que por exemplo "mareico", dado conter em si a própria raiz "maré" na sua integridade fonética, vantagem que talvez compense o facto de ter mais uma silaba do que "mareico". Duma perspectiva linguística - e concordando inteiramente com a conveniência evocada pelo Dr. José Neves Henriques de adoptar uma só palavra - escolheria talvez o adjectivo "marético" na acepção de "relativo a maré".

Que pensa, mais uma vez, o Ciberdúvidas sobre esta questão?

Resposta

Muito bem! O adjectivo marético é aquele que realmente convém para significar aquilo que tem relação com a(s) maré(s), a não ser que se descubra outro melhor...

Marético é formado de maré+t+-ico.

O sufixo não é -tico, mas -ico, que significa relativo a ou que tem relação com; e também pertencente a. O t é um fonema (neste caso uma consoante) de ligação entre maré e o sufixo -ico.

Quem está em contacto com tal ou tal actividade encontra-se em melhores condições para inventar palavras do que o estudioso da língua-mãe. Este, não raro apenas pode ajudar e dar a sua opinião.

Como todos nós ganharíamos, se cada um de nós se preocupasse com a correcção e a clareza do nosso idioma como este nosso ilustre consulente. Sim, porque a Língua Portuguesa está presente em todas as nossas actividades: no pensar e no agir. Ela não tem fronteiras de assuntos. Está em tudo!

Não se compreende porque não há, em Portugal, uma instituição estatal, cujo fim fosse estudar a língua e divulgar as linhas directrizes para o seu uso correcto.

Cf. Respostas Anteriores.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa