DÚVIDAS

Manteve-se em/nos + foi de ou atingiu os?

Esta pergunta já tem uma resposta em linha, do nosso consultor D’ Silvas Filho, mas, na medida em que acrescenta mais alguma coisa ao que então foi dito, parece-nos haver interesse em publicar também a resposta que se segue, da também nossa consultora Edite Prada.

Ciberdúvidas

Trabalho num instituto onde regularmente colaboro na elaboração de destaques para a comunicação social sobre a evolução de determinados indicadores económicos.
Tendo a consciência de que o casamento entre a língua portuguesa e todos aqueles que diariamente lidam com números não é, muitas das vezes, a mais perfeita, gostaria de perguntar qual é a forma mais correcta de expressar a ideia de que um determinado número se manteve inalterado entre duas observações consecutivas num título de um destaque.
Será correcto escrever «Taxa de variação homóloga manteve-se nos 2,3%» ou, em alternativa, «Taxa de variação homóloga manteve-se em 2,3%»?
Gostava ainda de aproveitar a ocasião para colocar uma outra questão. É correcto escrever-se «A variação média dos últimos meses do índice foi de 2,3%» ou é mais acertado utilizar uma outra forma que não utilize a expressão «foi de»? (e.g. «A variação média dos últimos meses do índice 'atingiu os'/'foi igual a' 2,3%")
Muito obrigado pela atenção.

Resposta

1 – «Taxa de variação homóloga manteve-se nos 2,3%»
Relativamente a «manteve-se nos 2,3%», esta é a expressão que ocorre mais frequentemente, suplantando, nos exemplos consultados, a equivalente «manteve-se em 2,3%». Esta situação verifica-se quando os valores são percentuais ou quando são monetários. Creio, portanto, que poderá continuar a usar a expressão, a menos que receba, por imposições de folha de estilo de algum dos órgãos de comunicação com que trabalha, orientação em contrário.
Ultrapassada a questão pontual que submete à apreciação do Ciberdúvidas, analisemos a frase na sua globalidade. Se a taxa de variação é homóloga, é porque é semelhante a uma outra, e o que se espera a seguir a homóloga não é um valor mas a indicação de qual é a outra taxa a que esta se assemelha. Eu propor-lhe-ia frases como.
A – «A taxa de inflação manteve-se nos 2,3%, homóloga à de igual período do ano anterior»
B – «A taxa de inflação manteve-se nos 2,3%, semelhante à de período homólogo do ano anterior»

2 – «A variação média dos últimos meses do índice foi de 2,3%»
Qualquer das expressões que propõe está correcta, embora foi de equivalha a um registo menos formal. Por essa razão eu preferiria qualquer das outras duas opções.
Uma vez mais, gostaria de reflectir um pouco sobre a frase no seu conjunto. A preposição de, no português, liga um nome, ou substantivo, a outro que se situa imediatamente antes, a menos que haja pontuação a indicar leitura e interpretação diversas.
Da forma como a frase está construída, tem a seguinte leitura:
1 – Há uma variação média;
2 – O que varia são os últimos meses do índice.
Ora, parece-me que não é isto o que se pretende dizer. Imagino que seja, antes:
1 – Há uma variação média do índice;
2 – Essa variação média ocorreu nos últimos meses.
Então, para dizer isso, devemos construir a frase de outra forma. Eu proponho:
«A variação média do índice, nos últimos meses, atingiu os 2,3%»

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa