O Dicionário Aurélio registra «[Trad. do ingl. “input”, por analogia com consumo.] S. m. Econ. Elemento que entra no processo de produção de mercadorias ou serviços: máquinas e equipamentos, trabalho humano, etc.; fator de produção.»
Já o Dicionário Houaiss registra como «Substantivo masculino». Rubrica: Economia. «Cada um dos elementos (matéria-prima, equipamentos, capital, horas de trabalho etc.) necessários para produzir mercadorias ou serviços; “input”.»
Segundo o próprio Dicionário Houaiss a palavra insumo tem o seu primeiro registro em dicionário em 1975 no Novo Dicionário Aurélio. E aponta como provável etimologia o «substantivo depreendido do verbo latino “insūmo, is, ūmpsi, ūmptum ou ūmtum, mĕre” «tomar, invadir; despender, gastar; fig. empregar em, consagrar a».
Vejamos alguns exemplos em que o vocábulo é utilizado: ao falar sobre o álcool hidratado «álcool etílico com cerca de 4% de água, usado como combustível automotivo e insumo químico.» Sobre o gás de refinaria «usado como insumo combustível nas refinarias e como matéria-prima na petroquímica.»