As palavras impensado e impensável têm significações próximas, mas os registos de uso mais frequentes apontam para a sua utilização com valores ligeiramente diferenciados.
Impensável pode ser usado quer como adjetivo com o significado de «que não se pode pensar ou supor»1 ou como nome com o valor de «aquilo em que não se pensou ou em que não se pensa habitualmente»1.
Por seu turno, impensado é usado como adjetivo com o significado de «não pensado; irrefletido, não calculado; Imprevisto»1.
Uma busca no Corpus do Português, de Mark Davies, mostra que impensado tem menor frequência de uso e surge muitas vezes usado como nome, como em (1):
(1) «[…] o momento não pedia ato tão disparatado mas Sofia agia assim, surpreendia as pessoas, comportava o impensado, falava o inesperado […]» (Caio Fernando Abreu, Onde Andará Dulce Veiga?)
Nas frases seguintes, identificamos os valores que frequentemente surgem associados a cada uma das palavras no referido corpus. Assim, o adjetivo impensável aponta para uma realidade geral que descreve uma situação em que ninguém poderá supor algo:
(2) «Há um tempo, era impensável alguém do setor de serviços reivindicar a presidência de uma central como a CUT […]» (Leôncio Martins Rodrigues)
Já uma frase como (3), o adjetivo impensado aponta para uma realidade em que a própria pessoa não pensou:
(3) «Aquele sobressalto, tão impensado, revocou o cavaleiro ao sentimento da sua situação.» (Alexandre Herculano, Eurico o Presbítero)
Deste modo, o valor mais genérico com que é usado impensável conduzirá a que a palavra seja adotada num grande número de situações em que se refere uma situação inesperada, em que ninguém pensou, que ninguém antecipou. Já a palavra impensado parece ter um uso mais circunscrito e ficar associada a um ato mais particular ou a uma situação individual em que a própria pessoa não calculou algo ou não refletiu sobre uma situação.
No entanto, deixe-se a advertência de que, em determinados usos, estas diferenças ligeiras poderão esbater-se.
Disponha sempre!
1. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha]