Igualdade no/de género e entre os géneros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Igualdade no/de género e entre os géneros

Gostaria de saber qual das expressões seguintes é a correcta e qual é o significado de cada expressão indica: «Igualdade no género», «Igualdade de género» e «Igualdade entre os géneros».

Josina de Carvalho Estudante Luanda, Angola 3K

Quando se quer falar de igualdade de direitos, deveres e oportunidades para todos os géneros humanos,1 a expressão que se fixou no uso é «igualdade de género», como atesta o próprio nome de uma entidade governamental portuguesa, a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Pode-se, não obstante, usar «igualdade entre os géneros» em contextos pontuais, isto é, sem cristalização ou fixação lexical: «é preciso promover a igualdade entre os géneros». Mais difícil se torna aceitar «a igualdade no género», que sugere a igualdade dentro do género, ideia errónea, pelo menos, do ponto de vista da sua adequação referencial, visto a questão da igualdade se pôr entre os diferentes géneros.

1 Usa-se aqui género, e não sexo, em virtude da importância hoje dada à relação da identidade com a sexualidade e a esta como construção social (ver resposta Ainda a diferença entre género e sexo).

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: locução