Gangue = quadrilha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Gangue = quadrilha

Gostaria de saber qual é a forma correcta de escrever: "gang", ou "gangue"?

Obrigado pela atenção.

Manuel Vieira Reformado Montemor-o-Novo, Portugal 5K

O Dicionário Eletrônico Houaiss regista os dois termos, mas prefere gangue, e chama-lhe «associação de malfeitores; bando, quadrilha». Curiosamente, considera-o um vocábulo feminino, oriundo do «ing[lês] gang (sXV) "conjunto de utensílios que podem ser usados ao mesmo tempo; grupo de pessoas (que trabalham juntas, que trabalham em atividades anti-sociais ou contrárias à lei, que têm relações sociais próximas e informais)"». Por sua vez, o Dicionário da Língua Portuguesa 2003 da Porto Editora dá preferência ao inglês gang, embora registe também gangue, e diz que são ambos termos masculinos.

Pessoalmente, dos dois, prefiro gangue, mas usado como vocábulo masculino; ou, então, ainda se pode optar por quadrilha. No caso de escolher gang, deve escrever a palavra em itálico ou entre aspas, dado que se trata de uma palavra estrangeira.

Carlos Marinheiro
Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação