DÚVIDAS

Frasal e frásico

Agradeço que me esclareçam se existe alguma diferença entre os conceitos [associados a] frasal e frásica. Creio que no Brasil se utiliza frasal com o mesmo sentido com que em Portugal se utiliza frásica. Entretanto, também já vi escrito o termo frasal com referência a acentuação («acento frasal»).

Obrigado.

Resposta

Sim, de acordo com o Dicionário Eletrônico Houaiss, embora frásico e frasal signifiquem o mesmo, a forma preferível no Brasil é frasal («relativo ou pertencente à frase; frásico»). Em Portugal, pelo contrário, o Dicionário da Língua Portuguesa 2008, da Porto Editora, por exemplo, nem sequer acolhe a palavra frasal.

Refira-se que «acento frasal» ou «acento frásico» é, segundo o Dicionário Houaiss, «na enunciação de uma frase, parte desta em que a linha melódica ascendente atinge o ápice (onde o tom é mais agudo)»; pode empregar-se também como sinónimo de entoação ou entonação (idem).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa