«Espírito santo de orelha» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Espírito santo de orelha»

Gostaria de saber a origem e o significado da expressão «espírito santo de orelha».

Joaquim J. Técnico Loures, Portugal 7K

Não conseguimos localizar informação sobre a origem da expressão apresentada pelo consulente; apenas localizámos informação sobre o seu significado.

«Espírito santo de orelha» poderá ser o apodo atribuído à «pessoa que intriga junto dos superiores» ou aquilo que se chama ao «indivíduo que, num exame ou numa chamada à lição, procura auxiliar outrem, murmurando-lhe as respostas que ele deveria dar ao examinador» (Dicionário Prático de Locuções e Expressões Correntes, Emanuel de Moura Coura e Persília de Melim Teixeira). Este será o sentido em frases como «Fulano é um espírito santo de orelha» ou «Fulano tem um espírito santo de orelha».

Outro sentido é apresentado no Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões, em que a expressão quer dizer «ouvir por alto» ou «ter indícios por informações» que não são fidedignas, como na frase «Ouvi de um espírito santo de orelha».

As duas interpretações da expressão estão, por sua vez, contempladas no Dicionário de Expressões Correntes, de Orlando Neves: «pessoa que procura intrigar outrem junto dos superiores» e «conhecimento de algo que se obtém por se ter ouvido dizer», ou seja, intriga ou intriguista.

Miguel Moiteiro Marques
Classe de Palavras: substantivo