«Em 3D» vs. «a 3D» - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«Em 3D» vs. «a 3D»

Eu uso a expressão «ecografia a 3D», mas fui corrigida, e dizem-me que deve ser «ecografia em 3D». Uma vez que estou a usar o a enquanto preposição de modo/meio, parece-me correcto. Já o em parece-me errado, uma vez que todas as ecografias têm 3 dimensões, mas algumas são feitas "a" três dimensões. Sou eu que estou errada?

Paula Bonet professora Porto, Portugal 44

As duas preposições estão corretas. Digamos que a construção com em é mais vernácula do que a construção com a. Contudo, esta última também se aceita, em expressões como «televisão a cores/a preto e branco», «desenho a lápis/a carvão», ou «pintura a óleo», casos que permitem legitimar a sequência «a 3D».

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: preposição
Áreas Linguísticas: Léxico; Semântica