Efeito e consequência - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Efeito e consequência

Em que situações se deve usar uma daquelas palavras e não a outra? Por exemplo, é igualmente correcto dizer «Esta troca de calor tem como efeito o aumento da temperatura do corpo B» e «... tem como consequência...»?

Daniel Vaz Portugal 6K

Os substantivos consequência e efeito são sinónimos na seguinte acepção: «desfecho ou resultado de um facto, uma acção ou situação». Por exemplo, na frase «Os efeitos de um divórcio são péssimos», pode-se substituir a palavra efeito por consequência ou resultado, uma vez que, neste contexto, efeito indica o resultado da acção marcada por divorciar. No exemplo que o consulente indica, efeito e consequência são sinónimos, podendo ocorrer tanto a palavra efeito como consequência uma vez que está em causa o resultado de aumento de temperatura devido à troca de calor.

Carla Viana