DÚVIDAS

Triângulo e quadrilátero

A classifição dos polígonos pode ser feita segundo os ângulos internos. No entanto, existe uma aparente falta de coerência nessa classificação. Vejamos:
Se o polígono tem 3 ângulos, será um triângulo.
Se o polígono tem 4 ângulos, a designação que se encontra nos livros será "quadrilátero". Ora, esta classificação não se refere ao polígono segundos os ângulos mas sim segundo os lados. Será então correcto dizer "quadrângulo"?

Resposta

Não é costume dizer-se `trilátero´, embora a palavra exista no léxico; igualmente não é costume dizer-se quadriângulo, embora a palavra também exista no léxico.
Os hábitos linguísticos generalizaram termos que facilitam a comunicação. O termo triângulo passou a ser o nome corrente das figuras geométricas planas fechadas de três lados, distinguindo-se das outras figuras de mais lados; e foram exaustivamente estudadas nas suas características especiais, nomeadamente os rectângulos. Quando dizemos triângulo já nem pensamos no número de ângulos ou de lados. É um fenómeno semelhante ao que se passa com as designações: quadrado (quadrilátero de lados iguais e ângulos rectos/retos), trapézio (quadrilátero com dois lados paralelos, desiguais), etc.
Nas figuras com vários lados tendemos imaginá-las pelo número de lados e daí, por exemplo, se dizer quadrilátero (na generalidade), polígono de doze lados, etc…
Ao seu dispor,

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa