Dietista é «médico nutricionista especializado em dietética»; «pessoa que tem a seu cargo, num estabelecimento hospitalar, a organização dos regimes alimentares dos doentes». Em relação à dietética, trata-se de «regras da alimentação normal que contribuem para manter a saúde; em sentido médico e mais restrito, designa os princípios e a realização dos regimes destinados aos doentes».
Quanto ao nutricionista, é «médico especializado nos problemas da nutrição». Por sua vez, nutrição é «conjunto dos processos de assimilação e desassimilação dos alimentos no organismo, através dos quais são asseguradas a manutenção em vida, as funções fisiológicas e a energia de que necessita», e «ciência que trata da alimentação e dos alimentos sob todos os seus aspectos: utilização e transformação dos alimentos no organismo, malnutrição, problemas psicossociológicos referentes à alimentação, produção e distribuição dos géneros alimentares».
Em conclusão, um dietista é sempre um nutricionista, mas nem todos os nutricionistas são dietistas, dado que, para o serem, devem especializar-se em dietética.
[Fonte: Dicionário Médico de L. Manuila, A. Manuila e outros (Climepsi Editores)]