Coordenação e subordinação na mesma frase - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Coordenação e subordinação na mesma frase

Nos casos de frases complexas com orações coordenadas e subordinadas, como classificamos a oração principal? Por exemplo, na frase «Quando te vi, apaixonei-me imediatamente, mas só to disse mais tarde.» – a oração principal «apaixonei-me imediatamente» é classificada como oração coordenada ou oração subordinante?

Muito grata.

Filipa Fava Professora Vila Nova de Gaia, Portugal 546

«A coordenação partilha com a subordinação a propriedade de formar unidades complexas», Maria Helena Mira Mateus et alii, 2003, Gramática da Língua Portuguesa, Lisboa, Editorial Caminho, pág. 552.

Na frase «Quando te vi, apaixonei-me imediatamente, mas só to disse mais tarde.», a oração «apaixonei-me imediatamente» é simultaneamente:

1. oração subordinante da subordinada temporal «quando te vi»

2. oração coordenada¹ com a oração coordenada adversativa «mas só to disse mais tarde»  

No mesmo período pode, pois, haver orações subordinadas e orações coordenadas, que se relacionam entre si. 

 

¹ Segundo o Dicionário Terminológico, a oração coordenada é: «Oração contida numa frase complexa, que não mantém uma relação de subordinação sintáctica com a(s) frase(s) ou oração(ões) com que se combina, distinguindo-se, tipicamente, das orações subordinadas por não poder ser anteposta.»

Maria Eugénia Alves
Áreas Linguísticas: Sintaxe Campos Linguísticos: Orações