Coordenada ou subordinada - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Coordenada ou subordinada

"Desejo criar condições para que cada indivíduo atualize todas as suas potencialidades."
Tenho 13 anos e estou tentando saber se 'para que..." é oração coordenada explicativa ou conclusiva ou se é oração subordinada ...
Tenho muita dúvida para analisar quando é uma ou outra.

Félix A. Berzins Brasil 3K

Para que é a conjunção subordinativa final que introduz a oração subordinada final. O «criar condições» da oração principal tem um objectivo, uma finalidade: que cada indivíduo actualize todas as suas potencialidades. Trata-se, portanto, de uma oração final, não havendo confusão possível com uma coordenada explicativa. Estas podem confundir-se, sim, com as subordinadas causais, porque têm conjunções de ligação comuns: que, porque, pois, porquanto. No entanto, as explicativas apenas justificam a ideia contida na oração anterior: «vem cá, que te quero ver melhor». Não há entre estas orações uma relação de subordinação. O contrário se passa em «cheguei tarde porque o trânsito estava um caos». Nestas, o sentido da oração principal é completado pela indicação da sua causa, através de uma oração subordinada onde essa causalidade fica expressa. Fiz-me entender? Se ficou com dúvidas, não hesite em perguntar de novo.

Teresa Álvares