Como mencionar as letras do alfabeto - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Como mencionar as letras do alfabeto

Como se devem indicar as letras na escrita? Isto é, quando eu escrevo «a letra C», como devo escrever «C»? Entre aspas simples ('c'), entre aspas duplas ("c"), em maiúscula (C), entre barras (/c/), em itálico, a negrito? E como se deve indicar o seu plural? Por exemplo, em «Os p's mudos» – escreve-se «p's», «pês», «"P"s»...?

 

Antecipadamente grato pela ajuda.

Nuno Raimundo Estudante Lisboa, Portugal 8K

Para mencionar uma letra enquanto signo gráfico pode-se usar, por exemplo, "c", entre aspas, em itálico – a letra c – ou até em negrito – a letra c; é tudo uma questão de definir um critério. Nos estudos linguísticos, os signos gráficos são chamados grafemas e são notados entre parênteses em ângulo: ‹c›.
Quanto a mencionar as letras no plural, importa lembrar que é fácil encontrar nos dicionários os seus nomes; p. ex.: C = («nome da letra c», Dicionário Houaiss). Neste caso, no plural, escreve-se cês ou cc, isto é, o nome da letra forma normalmente o plural como qualquer palavra, acrescentando um s, cês – ou a letra é repetida duas vezes («os aa, os bb, os cc...»).

 

N.B. – Quando empregado referencialmente, o nome de uma letra («aquele cê é maiúsculo») não tem de aparecer em negrito. Este tipo de letra apenas foi aplicado na resposta para dar realce ao facto de se mencionarem formas linguísticas, neste caso, os nomes das letras.

 

Cf. As letras do alfabeto

Carlos Rocha