Comentário sobre a palavra "massivo" - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Comentário sobre a palavra "massivo"

Existe pelo menos uma situação em que me parece mais adequado utilizar o termo "massivo" e não maciço. A acumulação de líquido no espaço pleural (que envolve o pulmão, se for em grande quantidade, poderá ser designada como «derrame pleural “massivo”» e não maciço. E isto porque o líquido pleural nestas circunstâncias pode ser de baixa densidade, ao contrário de derrames pleurais de menores dimensões mas com líquido pleural mais denso. O adjectivo "massivo" no derrame extenso indicaria, portanto, grande quantidade, e não grande densidade (que pode ser baixa).

Carlos Lousada Portugal 2K

“Massivo” não se deve empregar em caso algum, pois trata-se de galicismo absolutamente dispensável e reprovável, dado que a palavra portuguesa correspondente é o vernáculo maciço, em todas as acepções em que erradamente haja a tentação de usar “massivo”.

F. V. Peixoto da Fonseca