Bielorrússia e Belarus - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Bielorrússia e Belarus

Chamo-me Natallia, sou de Minsk, Bielorrússia.

Queria saber se o nome do meu país — República da Bielorrússia — é considerado oficial nos países de expressão portuguesa. É que Bielorrússia é uma transcrição em russo do nome antigo do país (Белоруссия) que foi usado nos tempos da União Soviética (antes de 1991). Em 19 de Setembro 1991, o país informou a Organização das Nações Unidas de que a partir deste dia o nome oficial seria Belarus. Neste âmbito, queria perguntar se será correto utilizar o nome a República de Belarus e o adjetivo pátrio "belarusso". Agradeço muito a sua bondosa atenção e assistência.

Natallia Kozintsava Tradutora Minsk, Bielorrússia 10K

Em relação ao português europeu, regista-se Bielorrússia no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Porto Editora. Para a variedade brasileira, o VOLP da Academia Brasileira de Letras regista igualmente bielorrusso, donde se infere a grafia do nome do país, Bielorrússsia; bielorrusso é também as forma que a edição de 2009 do Dicionário Houaiss apresenta, a par de Bielorrússia que ocorre na definição que consta no verbete correspondente.* No entanto, a versão portuguesa do Código de Redacção Interinstitucional da Comissão Europeia admite a forma República de Belarus para efeitos protocolares, ao mesmo tempo que indica Republica da Bielorrússia como nome oficial.

Atenção, que nunca se acolhe a forma "belarusso". As fontes referidas só elencam a forma bielorrusso.

Parece-me de concluir que a forma Belarus se usa, pelo menos, em português europeu, só por imperativos diplomáticos e protocolares. Caso contrário, nessa variedade aplica-se a designação (República da) Bielorrússia.

* A versão impressa, publicada em 2009, grafa "bielo-russo", mas o Encarte com as correções e aditamentos do VOLP, que surgiu posteriormente, corrige esta forma para a fixar definitivamente como bielorrusso.

N.E. – Resposta atualizada em 9/10/2015.

Carlos Rocha
Tema: Uso e norma Classe de Palavras: nome próprio
Áreas Linguísticas: Léxico; Ortografia/Pontuação