DÚVIDAS

Belém (Brasil)

Gostaria de saber se o verso em destaque de minha música «Na Bandeira Nacional brilhas Belém na primeira estrela» está correto, uma vez que tive a intenção de dizer que Belém brilha na estrela, e NÃO que Belém é aquela estrela. Minha música foi gravada e apresentada como homenagem à cidade pelos seus 391 anos, e este verso foi muito criticado por um colunista local. Gostaria de saber se meu verso está correto.

Só a título de esclarecimento, a estrela em cima da faixa «ordem e progresso» representa o Pará, por ser a última província a aderir à república.

Resposta

Não conhecemos a letra completa, mas faltam vírgulas no verso. Se se trata da utilização da segunda pessoa, dirigindo-se à cidade (Belém), o resultado pretendido é um efeito retórico de proximidade e personalização que será dado pelo vocativo. Assim, o verso deverá ter a seguinte forma: «Na Bandeira Nacional brilhas, Belém, na primeira estrela». De qualquer modo, a interpretação correcta da frase é a que o consulente faz. Se a intenção fosse dizer que Belém é a estrela, a forma poderia ser: «Na bandeira nacional, brilhas, Belém, a primeira estrela», retirando-se a preposição de lugar.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa