DÚVIDAS

Beber o xarope ou tomar o xarope?

Há dias, depois de ter recomendado à minha mãe que «bebesse o xarope», a minha mulher fartou-se de gozar comigo, porque, na opinião dela, tratando-se de uma substância medicamentosa, não poderia ser bebida, mas tomada. Ora, eu entendo que «tomar» é apenas o hiperónimo de «beber» (sendo assim co-hipónimo de «tragar», «sorver», etc.), que se especializou com o sentido de «ingerir uma substância medicamentosa, sólida ou líquida». Logo, sendo mais correcto dizer «tomar», não é incorrecto dizer «beber». Gostaria de conhecer a opinião sempre útil da magnífica equipa do Ciberdúvidas, para o qual envio cumprimentos.

Resposta

O motivo por que também eu prefiro o verbo tomar e não o beber para xarope é que este tem consistência viscosa, devido à sua forte concentração de açúcar. Beber é, portanto, no meu entender, mais apropriado para líquidos propriamente ditos, geralmente muito mais fluidos.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa