O composto pica-no-chão1 é termo que se aplica à galinha ou ao frango ou ao galo criados no campo, que dão bicadas («pica») no chão para apanhar comida. Sendo assim, a expressão «arroz pica-no-chão», que é outra maneira de designar o arroz de cabidela, é uma forma abreviada desta outra expressão: «arroz de frango pica-no-chão».
Sobre a região da expressão, não foi possível uma identificação segura. Contudo, parece ser uma denominação particularmente frequente no Noroeste de Portugal (distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo).
1 Não se trata de uma espécie ornitológica, mas, tendo em conta que denomina um animal, justifica-se o uso de hífenes neste composto constituído por verbo, preposição e nome. Ver Base XVI do Acordo Ortográfico de 1990, sobre locuções que incluem elementos de ligação.
2 Cabidela é geralmente um prato confecionado com «galinha cozida, aos pedaços, em molho preparado com o seu caldo, seu sangue avinagrado e um pouco de farinha de trigo» (Dicionário Houaiss). Em Portugal, é muito popular a versão que inclui arroz, o chamado «arroz de cabidela».