Nem todos os sufixos das palavras que nos apresentam têm valor/sentido de agentes.
De facto, os sufixos -eiro (de canteiro) e -ente (em resistente) estão classificados como sufixos nomimais agentes por Silveira Bueno, na sua Gramática Normativa da Língua Portuguesa (São Paulo, Edição Saraiva, 968, p. 83). Cunha e Cintra colocam-nos como sufixos com outros sentidos, pois ao sufixo -eiro atribuem os valores de «ocupação, ofício, profissão: barbeiro, copeira», de «lugar onde se guarda algo: galinheiro, tinteiro», de «árvore ou arbusto: laranjeira, craveiro», de ideia de intensidade ou de aumento: nevoeiro, poeira», de «objecto de uso: cinzeiro, pulseira» e de «noção colectiva: berreiro, formigueiro» (Cunha e Cintra, Nova Gramática do Português Contemporâneo, 17.ª ed, Lisboa, Sá da Costa, 2002, p. 100) e ao sufixo -ente o sentido de agente, pois provém «das terminações do particípio presente latino com aglutinação da vogal temática da respectiva conjugação». Compreende-se assim o valor de agente («aquele que age/a{#c|}tua) nas palavras canteiro (aquele que trabalha a pedra) e resistente (aquele que resiste).
Por sua vez, o sufixo -(i)dão (de solidão, mansidão, gratidão) é usado para formar «substantivos derivados [de adjectivos], geralmente abstractos, indicando qualidade, propriedade, estado ou modo de ser».
Por outro lado, o sufixo -eno presente em acetileno não tem o sentido de agente (acetil- + -eno), devendo tratar-se de um sufixo usado na terminologia científica, mais propriamente, no domínio da química. Segundo o Dicionário Eletrônico Houaiss, um dos casos de ocorrência desse sufixo é «na terminologia científica do sXIX em diante, do gr. -ene, suf. patronímico fem., conexo com o lat. -enus, a, um [...] pelo fr. -ène, em que se fixou como suf. formador de subst. masc. do vocabulário da química, designando: a) uma ligação dupla, esp. em um hidrocarboneto insaturado: eteno, pineno, propeno etc.; b) um hidrocarboneto aromático: benzeno, naftaleno, xileno etc prov. por infl. do fr. acétylène, tb. adp. ao port. como acetilene».