DÚVIDAS

A pronúncia e as sequências de a mais outra vogal

Na pronúncia lusitana, as sequências de a mais outra vogal têm realizações oscilantes: às vezes a corresponde ao fonema aberto /a/, às vezes tende a fechar-se de um ou dois graus. Parece que esta variabilidade caracteriza seja os ditongos, como em paisagem, saudade, abaetar, caotizar, seja os hiatos, como em país, saúde, baeta, caótico, seja as sequências com o segundo elemento aproximante, como em maior, baiete, taoísmo (onde correpondem aos fonemas consonânticos /j/ e /w/).

Os senhores sabem algo a este propósito?

Outros exemplos:

abainho, abaiuco, abaixador, abalaustrado, abalaústro, abaulado, abaúlo, aedo, aéreo, aerifico, aeriforme, aeroporto, aflautado, agaiatado, agaiato
, aí, ainda, airoso, aivão, aiveca, ajaezado, ajaezo, alfaiataria, alfaiate, amainar, amaíno, amapaense, anaeróbio, apaixono, aplaudir, araucária, arcaísmo, arraigado, ataúde, atocaiado, atraiu, audácia, audiência, audiograma, augado, augúrio, aumento, auréola, aurífero, aurora, ausência, austero, austral, autêntica, automático, automobilismo, autonomia, autor, auxílio, ave-do-paraíso.

Resposta

Essa variação dá-se através de um processo fonológico lexical, designado por vocalismo átono1. Comecemos por descrever as vogais fonológicas do português:

Quadro de classificação das vogais:

 

 Vogais  i  e  ɛ  a  ɔ  o  u
 Altura ː  ː  ː  ː  ː  ː  ˑ
 [alto]  + - +     - +
 [baixo]   - + + + -  
 Dorsal  ː  ː  ː  ː      
 [recuado]  - - - +      
 Labial          ː  ː  ː
 [arredondado]         + + +


Depois da atribuição do acento principal de palavra, as vogais acentuadas têm, normalmente, os mesmos traços distintivos que as correspondentes fonológicas, enquanto as vogais átonas (pré-tónicas ou pós-tónicas) podem sofrer uma alteração fonética:

 

Realização fonética das vogais átonas2:
/a/ fonológico realiza-se como [ɐ] fonético;
/e/, /ɛ/ fonológicos realizam-se como [ɨ] fonéticos;
/o/, /ɔ/ fonológicos realizam-se como [u] fonéticos;
/i/ e /u/ não se alteram.

Como podemos ver no quadro acima, a vogal /a/ é [+baixa], e quando se dá o vocalismo átono é pronunciada [ɐ], i. e., [- baixa], sofrendo uma alteração fonética.

Contudo, há excepções, e nem todas as vogais átonas estão sujeitas a esta modificação. Uma dessas excepções é, precisamente, o caso das vogais pertencentes a ditongos crescentes, como [aj] e [aw] (ex.: pai, pau). Pelo contrário, quando se trata de um hiato, o /a/ sofre uma mudança fonética e realiza-se como [ɐ] (ex.: país, saúde), a não ser que seja a sílaba tónica da palavra.

Note-se, por último, que se recomenda tradicionalmente a pronúncia de  saudade com hiato: [sɐudadɨ]. Além disso, é controversa a realização de ditongo com [ɐ] em abaetar e caotizar, pronunciados, respectivamente, como [ɐbɐetaɾ] e [kɐutizaɾ].3

Penso estar explicada a variação dos exemplos dados pelo consulente.

1 Processo em que as vogais átonas sofrerem alterações nos traços distintivos (quadro) quando se pronunciam, diminuindo de intensidade, altura e duração, e podendo até ser suprimidas.

2 Por convenção, as vogais fonológicas encontram-se entre barras; a realização fonética, entre parêntesis rectos.

3 Coloquialmente, poderia supor-se que alguns falantes pronunciassem o ditongo [ɐw] na primeira sílaba de caotizar, mas a palavra é pouco provável em registos mais informais.

Referências:

Mateus et alii (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa