A dúvida do consulente deve-se, decerto, ao facto de se ouvir pronunciar a palavra mestrado por influência da do termo mestre, ou seja, abrindo-se o e da sílaba mes-.
Na realidade, quanto à acentuação, mestrado (mes·tra·do, conforme atesta o Vocabulário Ortográfico do Português, da responsabilidade do ILTEC) — é uma palavra grave (ou paroxítona), pois o acento tónico recai na penúltima sílaba [tra-], razão pela qual se acentua a intensidade e a abertura desta sílaba, sem que o uso deixasse de abrir a vogal da antepenúltima sílaba [mes]. Por sua vez, o vocábulo mestre, com duas sílabas, também é uma palavra grave (mes·tre) sendo a penúltima (mes) a sílaba tónica, o que justifica a sua intensificação em que o som do e é aberto1.
De qualquer modo, se compararmos a transcrição fonética de cada uma das palavras, apercebemo-nos de que é diferente a pronúncia prevista da silaba mes em mestrado [məʃ´tɾаdu, mɛʃ´tɾаdu] da de mestre [´mɛʃtɾ(ə)]. Portanto, são possíveis (e legítimas) as pronúncias com o e fechado [məʃ´tɾаdu] e com o e aberto [mɛʃ´tɾаdu].
1 O facto de se tratar de uma sílaba tónica não implica que os sons sejam abertos, pois, quanto ao timbre, podem ser abertos ou fechados. Repare-se nos seguintes casos de sílaba tónica em que as vogais são fechadas: mesmo, torresmo, fecho, aborreço, preço, retorno, ditongo, decano.