A origem dos topónimos Alfocheira, Prilhão e Talasnal (Lousã – Portugal) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem dos topónimos Alfocheira, Prilhão e Talasnal (Lousã – Portugal)

Qual a origem dos topônimos Alfocheira, Prilhão e Talasnal? Acrescento que são lugares do município da Lousã (Portugal).

Meus cumprimentos pelo vosso excelente trabalho em relação à língua portuguesa.

Joaquim Gomes Miranda Advogado Sorocaba, Brasil 2K

Entre os topónimos em apreço, só Alfocheira se encontra registado nas obras consultadas (Dicionário Onomástico Etimológico, de José Pedro Machado; Toponímia Portuguesa: Exame a um Dicionário, de A. de Almeida Fernandes; Revista Lusitana; Opúsculos, de Leite de Vasconcelos). Machado relaciona Alfocheira com o árabe al-fāxairā, «briónia, planta cucurbitácea». Noto, contudo, que o elemento -eira é de origem latina, pelo que me parece provável que o topónimo seja um híbrido, isto é, um termo de origem latina adaptado ao árabe que se falou na Península Ibérica na Idade Média. 

Carlos Rocha
Áreas Linguísticas: Etimologia; Semântica