A origem da palavra fígado - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A origem da palavra fígado

Solicito esclarecimento sobre a origem da palavra fígado, designadamente a sua eventual relação etimológica com as palavras figo e figadal (da expressão «inimigo figadal»).

Solicito igualmente esclarecimento sobre a origem da palavra icterícia e eventual relação com o pássaro "icteros" ou do género Icterus.

Obrigado.

Tiago António Farmacêutico Lisboa, Portugal 2K

A palavra fígado provém do latim ficatus, que, por sua vez, deriva de ficu (figo).

O Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa dá-nos toda a história da palavra: «ficatum ‘fígado de ave engordada com figos’, da locução latina jecur ficatum, de jecur ‘fígado’ e ficatum ‘farto de figo’, de ficus ‘figo’.»

Figadal é o adjectivo relativo a fígado, pelo que a expressão «inimigo figadal» significa «inimigo do fígado».

Em relação à palavra icterícia, o Dicionário Etimológico de José Pedro Machado refere que «o latim icteru designava certo pássaro que se julgava curar a icterícia. "Íctero" é «género-tipo pertencente à família dos Icterídeos», que são pássaros.»

Em conclusão, há relação etimológica entre as palavras fígado, figo e figadal, e também entre icterícia e íctero.

 

Disponha sempre!

Sandra Duarte Tavares
Áreas Linguísticas: Etimologia; Léxico