DÚVIDAS

A origem da designação peclise

Nas áreas profissionais dos cursos, tenho encontrado a designação de peclise para o aparelho de medida craveira. Qual a origem da designação peclise?

Resposta

O instrumento de medida em apreço chama-se paquímetro ou craveira. Em Portugal, também lhe chamam peclise, palavra cuja origem não conseguimos apurar ao certo por não se encontrar registada em nenhum dicionário ou enciclopédia. No entanto, verificamos que em francês o referido objecto se chama pied de coulisse, expressão que pode muito bem ter sido aportuguesada como peclise. Fica a sugestão.

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa