Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A obscura origem do vocábulo soco

Qual é a origem do termo "soco"? É um termo usado em Portugal também?

Nicolas Rio de Janeiro, Brasil 250

     Segundo o Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa de José Pedro Machado não está esclarecida a origem do vocábulo soco, que pode ter dois significados. Refere o autor que soco é uma «pancada com a mão fechada. Der. regressivo de socar?», sendo que o ponto de interrogação coloca a dúvida da exata derivação do termo. Por outro lado, apresenta o mesmo termo como sendo «calçado ordinário. Do latim soccu-, "espécie de pantufa, usada principalmente pelas mulheres; o calçado próprio dos comediantes; por extensão, o género cómico, a comédia".»

    Este vocábulo é, obviamente, utilizado em Portugal, com diferentes sentidos. Por exemplo. no registo do Dicionário da Porto Editora. «soco (com a leitura /só/), calçado com base de madeira, tamanco; ARQUITETURA: pequeno pedestal para sobrevelar uma escultura ou para colocar cruzes, relicários, vasos ou jarras; elemento na parte inferior de parede ou muro, saliente e mais largo do que alto, que, por vezes, serve de base a um edifício ou uma coluna; faixa horizontal, com ou sem pequena saliência, pintada na base de um edifício com cor diferente da cor predominante da fachada; peanha». Define ainda o mesmo termo (com leitura /sô/) como: «golpe com a mão fechada, murro; mossa que o pião faz noutro que lhe serve de alvo; nica; prejuízo, desfalque»

Sara Mourato
Tema: Origem de palavras Classe de Palavras: substantivo
Áreas Linguísticas: Léxico Campos Linguísticos: Atestação/Significado de palavras