Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
«À mão armada»

Queria saber por que é que a expressão «assalto à mão armada» se grafa com acento grave. Parece-me dar a impressão de que a mão é que está a ser assaltada. Para perceber isso basta substituir «mão» por um substantivo masculino.

Cisco Félix Chivembe Tradutor/Intérprete Windhoek, Namíbia 813

Expressão relacionada com uma gíria, tem o seu equivalente noutras línguas românicas, em espanhol, por exemplo, robo a mano armada.

Veja-se, por exemplo o Dicionário Houaiss que dá como definição «à mão armada = usando arma», ou mais especificamente o Dicionário da Academia que apresenta a locução em causa «assalto à mão armada, aquele em que os assaltantes utilizam armas para intimidar ou atacar as suas vítimas».

Assim, a interpretação alternativa do consulente não se adequa, pois depreende-se que num assalto é o assaltante que tem a mão armada, e não a vítima. Além disso, o Dicionário Aurélio diz claramente que «à mão = com a mão»¹. Donde se conclui que o à (a+a) tem aqui o valor de com. Grafa-se com acento grave, pois é a contração da preposição a + artigo definido feminino a.

É, pois, uma expressão que está fixada na sua forma, não se podendo alterar. A alternativa proposta pelo consulente, da substituição de mão por um substantivo masculino, por exemplo, assalto ao braço armado, não é válida, deixando de ser inteligível, uma vez que a expressão fica esvaziada do idiomatismo que lhe dá forma e conteúdo. 

 ¹ Também encontramos no Dicionário Houaiss a mesma definição «à mão= sem o recurso de máquinas, com a mão: Fez todo o trabalho à mão».

Maria Eugénia Alves
Tema: Uso e norma
Áreas Linguísticas: Semântica Campos Linguísticos: Expressões idiomáticas