A concordância do verbo com o nome predicativo do sujeito - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
A concordância do verbo com o nome predicativo do sujeito

Li, ainda recentemente, mas já não sei onde, a seguinte frase: «... se para alguém o 25 de Abril ainda não foi cumprido, esse alguém são os ex-combatentes.»
"Esse alguém são" está correcto?

José Manuel Sande Lisboa, Portugal 8K

Embora o normal seja que o verbo concorde com o sujeito, há situações em que o verbo ser concorda com o nome predicativo do sujeito.
É o que acontece «quando um dos pronomes isto, isso, aquilo, tudo, ninguém, nenhum ou expressão de valor colectivo do tipo de o resto, o mais é sujeito do verbo ser». (cf. Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, Rio de Janeiro).
A frase que apresenta insere-se em construções deste tipo, em que o verbo ser concorda com o nome predicativo do sujeito (os ex-combatentes) e não com o sujeito (alguém), sendo portanto correcta.

Maria João Matos