DÚVIDAS

A concordância do adjetivo xadrez

No Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa, de Domingos Paschoal Cegalla, ele afirma que xadrez como adjetivo é invariável quando relacionado a cores de tecido. Ex: «tecido xadrez», «camisa xadrez», «gravatas xadrez».

Sendo assim, na frase «estas gravatas xadrez das crianças são lindas», não haveria concordância de gênero e número.

Seria essa uma exceção à regra?

Grato pela resposta.

Resposta

Como já se esclareceu anteriormente,  xadrez  – no sentido «jogo sobre um tabuleiro, com 64 casas, em que se fazem mover 32 peças com seis figuras diferentes que simulam 2 exércitos»– que só se pluraliza enquanto substantivo: xadrezes. Já como como adjetivo, é uma palavra invariável — tal como se  estipula  no Dicionário de Dificuldades da Língua Portuguesa«[As] gravatas xadrez», «[as] camisas xadrez», «as toalhas de mesa xadrez» e por aí adiante.

Exemplo do emprego como substantivo, com o respetivo plural: «Os xadrezes das gravatas são irregulares».

Ainda assim, importa referir que podemos ter a mesma afirmação, mas optando por xadrez, no singular: «O xadrez da gravata é irregular». Aqui, por xadrez, subentende-se o «tecido com padrão xadrez».

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa