Conforme consta no Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, tal em posição adnominal, com função de determinante, traduz intensidade. Quando combinado com substantivos abstractos ou massivos1 apresenta valor adjectival: tamanho, tanto — tal castigo/tamanho castigo — e indica intensidade e quantidade em correlação com uma frase consecutiva iniciada pela conjunção que: «…tal castigo/Que seja mor o dano…»
Na frase que indica, tal é um determinante com valor adjectival, não poderia ser advérbio, porque um advérbio é invariável e tal pode variar em número: tal castigo/tais castigos.
1 O termo massivo é usado nos estudos linguísticos para classificar nomes não contáveis que «não podem designar partes singulares de conjuntos, são mais dificilmente pluralizáveis do que os nomes contáveis e, nos casos em que admitem variação de número (cf. água, ferro), a oposição singular/plural corresponde a diversidade de qualificações da entidade ou quantificações de porções delimitadas de matéria (cf. ferros)» (Mateus et aliae 2003: 219). Recorde-se, porém, que, noutros contextos, o adjectivo massivo não é aceitável e deve ser substituído por maciço («apoio maciço da população»).