Qual é o plural correto para o sem-terra: os sem-terras ou os sem-terra?
"O actual questionário permite-nos compararmo-nos com outras empresas...."
Gostaria de saber se a frase acima indicada está correcta.
Muito obrigada.
Hoje em dia é muito habitual ouvir-se utilizar a partícula "se" no fim de certas palavras que, tanto quanto julgo recordar, não era hábito na minha meninice.
Um exemplo: "Quer queira-se quer não" em vez de "Quer se queira quer não".
A minha questão é esta: Alguma das frases anteriores está errada ou menos correcta que a outra? Qual?
Pode usar-se uma ou outra grafia de volte face/volta face? É necessário hífen?
Tenho ouvido pronunciar de duas maneiras na televisão e na rádio o apelido do meio-soprano italiano Cecilia Bartoli. A primeira vez, há cerca de dois anos, ouvi Bartoli com o "a" acentuado. Agora, a propósito da vinda dela a Lisboa, acentuam o "o". Em que é que ficamos? O Ciberdúvidas não é consultório de italiano, mas...
É correcto usar qualquer das grafias: trasladar/transladar?
É correcto utilizar a palavra penalty sem aspas, quando nos referimos a grande penalidade em jogos como o futebol (mas não só)?
Gostaria de saber ao certo e principalmente para explicar para os meus alunos, como é que se separa as sílabas da palavra história. Em alguns livros consta que se separa assim: his-tó-ri-a, ou seja, proparoxítona; em outros his-tó-ria, paroxítona. Eu sempre soube que pudesse separar como o 2° exemplo. Gostaria de uma explicação mais detalhada.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações