Ao ler uma biografia de Albert Camus, deparei com o termo "passado composto". Segundo o autor da biografia, esse tempo verbal foi muito usado por Camus. Gostava de saber o que é o "passado composto" e se ele tem correspondente na língua portuguesa.
Desde já agradeço a gentileza.
Enquanto elaborava um documento relacionado com a minha actividade profissional, uma das ocorrências que seria suposto medir prendia-se com o factor crítico de um determinado processo. Ora o que imediatamente me ocorreu foi "criticidade do processo", assim como já tinha referido, no mesmo documento, a "periodicidade" do mesmo. O "spelling" do MSWord assinalou a palavra ("criticidade") como errada, e não apresentou qualquer alternativa. A princípio pensei que se trataria de um erro de acentuação, mas quando acedi a alguns dicionários 'on-line' todos indicaram a palavra como inexistente, para grande surpresa minha. Assim resolvi recorrer à vossa ajuda, para saber se realmente existe "criticidade" e, caso não exista, que outra palavra poderei empregar. Desde já o meu obrigado.
Gostaria de saber se o uso das palavras "transgénicos" e transgenia" lhes parece correcto.
Obrigada pela atenção.
Será que existe a forma pronominal do verbo dormir? Ou se não existe, será que é correcto dizê-la?
Quais são os diferentes sentidos que se podem atribuir à expressão "barbas de molho"?
Gostaria de saber se se diz dezóito ou dezouito (18).
Obrigada.
Em que contextos se utilizam judia e judaica?
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações